quarta-feira, 9 de maio de 2012

A tribo mais isolada do mundo Os Sentinelenses

A tribo mais isolada do mundo
Os sentineleses são uma das últimas tribos isoladas do planeta. Ocultos nas ilhas Andamão, no Índico, eles foram fotografados depois da tsunami de dezembro de 2004 disparando flechas num helicóptero que sobrevoava a ilha. Acredita-se que migraram da África a 60 mil anos atrás.



Dizem que o Brasil é o lugar com a maior quantidade de tribos indígenas isoladas no mundo, seguido por Papua-Nova Guiné.


Independente de quem é o campeão em quantidade, vai ser difícil alguém tirar da Índia o título de “Dona da Tribo Mais Antissocial e Famosa do Mundo” os sentinelenses.


É lá, no arquipélago de Andamã e Nicobar, em uma ilha chamada Sentinela do Norte, que vivem os sentinelenses.


Wikimedia Commons

A tribo mais isolada do mundo
Uma das poucas fotografias existentes dos sentineleses.

Não se sabe exatamente quantos sentinelenses existem e ninguém tem coragem de aparecer para fazer a contagem certa: os poucos aventureiros e pesquisadores que se atreveram a pisar na ilha foram mortos sem misericórdia.

Por este histórico, é óbvio que os sentinelenses nunca tiveram contato prolongado e direto com a nossa civilização. Não se sabe nada sobre seus hábitos, cultura ou língua e não existem imagens do interior da ilha.

Os caras são considerados um dos povos mais isolados do mundo.

A tribo mais isolada do mundo


- Desde o século X os sentinelenses são descritos como selvagens ao extremo, inclusive com lendas de que devoram os intrusos.
Sua fama de hostis é bem conhecida. No século XIII, Marco Pólo escreveu sobre eles: "Se um estrannho chega a sua ilha, matam-no imediatamente e ato seguido comem o invasor". Em janeiro de 2006, dois pescadores que se aproximaram de suas praias para pescar caranguejos viraram "churrasco".

A tribo mais isolada do mundo
Sentinelese disparando flechas num helicóptero.


- Em 1986, um homem escapou de um presídio em uma ilha vizinha e parou em Sentinela do Norte. Virou peneira: dias depois, seu corpo foi visto na praia crivado de flechas e degolado.

- Em 1996, o governo indiano proibiu o acesso à ilha e resolveu deixar os sentinelenses em paz. As águas ao redor são patrulhadas para que nenhum curioso se aproxime.

- A ilha foi atingida pelo tsunami de 2004. O governo indiano ficou preocupado com o povo e enviou uma missão de ajuda para lá. O helicóptero foi recebido por flechadas e pedradas.

- As últimas notícias são de janeiro de 2006. Dois pescadores bêbados pararam na ilha com sua canoa. Foram recebidos como bois em um matadouro e acabaram em picadinho.


christian caron (CC BY-NC-SA 2.0)


É, os sentinelenses não estão para brincadeira. Mas se mesmo depois destas histórias você também tem vontade de (no máximo) enxergar a Sentinela do Norte de longe, fique feliz porque existe essa possibilidade.

Não é fácil, mas existe.

Vá até Port Blair, a capital das ilhas Andamã e Nicobar e procure algum pescador que tope levar você até o mais próximo possível da Sentinela do Norte.

Importante: cogite que isso pode ser ilegal (não consegui confirmar, mas há boatos). Não diga que não avisei.

Enquanto não consegue chegar lá, fique com eles em vídeo. É dos anos 70 e mostra bem a simpatia dos caras.





O contato com o mundo exterior poderia exterminar muito rapidamente a esta tribo única e vulnerável. Com segurança pode se afirmar que os sentineleses são uma das tribos mais isoladas do planeta e uma das poucas que continuam vivendo somente da caça.



Fonte: A tribo mais isolada do mundo - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=3439#ixzz1uNaFJirH


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!
Obrigada por comentar!
Aproveita para curtir e me seguir também!
Um beijo!!