sábado, 5 de maio de 2012

Sogras e noras: manual da boa convivência

Sogras e noras: manual da boa convivência - 1 (© Sogras e noras: manual da boa convivência Créditos: Think Stock)



 Sogras e noras: manual da boa convivência 


Dia 28 de abril é comemorado o Dia da Sogra. Você gosta ou não da sua sogra? Tem uma boa relação com sua nora? Selecionamos dicas para sogras e noras conviverem em paz, confira! 

NORA: Não idealize, não existe isso de sogra boa ou ruim
Isso de sogra boa ou ruim só existe nos contos de fada. Mas, claro, há sempre aquela que olha mais torto para você, que solta uma piadinha dizendo na cozinha “que não acha nada nessa casa” ou ainda aquelas que viram para o seu marido e dizem “Nossa, como você está magrinho, meu filho”. Seja flexível e não se importe com isso. Sogras adoram dar palpites apenas por dar. Se seu parceiro está contente com você, é isso o que importa.

NORA: Não esqueça que a sogra tem um papel importante na vida familiar
Ainda que a relação com sua sogra não seja das melhores, ela é a mãe do seu parceiro e tem um papel fundamental na vida dele. Tratá-la mal pode acabar gerando um mal estar no seu relacionamento. Por isso, recebe-a sempre com educação e cortesia, deixando-a super à vontade em sua casa. Lembre-se do ditado: gentileza gera gentileza.



NORA: Estabeleça limites para sua sogra e respeite os dela
Uma sogra que chega na sua casa e muda a sala de lugar, reclama do sal na comida e do encardido na roupa branca não pode. A sua casa é o seu reino, é você quem comanda o território. Caso isso ocorra, convide-a para um café e deixe claro, com sinceridade, que qualquer interferência em sua casa precisa ser autorizada por você. Mas claro que você quer contar com a experiência dela e sugestões são sempre bem-vindas para melhorar a vida de vocês.



NORA: Procure alternativas se o relacionamento não tem dado certo
Se sua relação com a sua sogra não vai lá essas coisas, procure alternativas bacanas. Promova um jantar com toda a família para dar uma quebrada no ambiente. Ensaie um discurso que ressalte que a boa convivência familiar é fundamental para a alegria prosperar. Termine com um brinde para coroar este momento deixando claro que sua sogra é importante para isto.



NORA: Jamais peça para seu parceiro afastar-se da mãe
Não cometa este erro: pedir ao seu parceiro para ele se afastar da mãe. Lembre-se que um dia você também será sogra e, por mais que não tenha uma boa relação com ela, vocês estarão ligadas por um bom tempo. E, ao pedir que ele mantenha distância, você pode perder uma preciosa ajuda, como por exemplo, ter com quem deixar as crianças se precisar sair.



SOGRA: Não fale mal da sua nora para ele
Falar mal da nora para ele pode afetar a relação de vocês. “Ela não é mulher para você” é aquele tipo de frase que pode afastar seu filho. Se ele a escolheu, apoie esta escolha. Se não apoiar, evite criticar negativamente. O melhor é manter-se neutra e deixar que ele descubra os defeitos dela que você enxerga.
Seja conselheira, sim, mas sem denegrir ou prejudicar a sua nora. Aponte erros que precisem ser apontados e elogie atitudes que considere justas e honestas. Ninguém é perfeito e com certeza sua nora também não. Mas criar um clima de guerra é ruim para todos. E, num ponto, ambas têm a mesma intenção: querem fazer o seu filho feliz.



SOGRA: Não dispute atenção com a nora
Entrar em disputa de atenção pode produzir um efeito nocivo tanto para sua relação com seu filho quanto para com a nora. Se eles marcam uma viagem a dois num fim de semana, por exemplo, você fica sabendo e marca um jantar de família só para ver se o filho vai desistir do programinha e dar preferência a você.
Ele pode até mudar de planos para agradá-la, mas não estará ali de coração. Estará chateado, a nora também, é o que você quer? Repense algumas atitudes, respeitar espaços é a melhor forma de ser respeitada. E querida.



SOGRA: Nada de reclamações sobre ela
Chantagem emocional é uma tática baixa para atingir a nora. Não existe isso de “Você gosta mais de mim ou da sua mulher?”, ou ainda “Desde que você começou a sair com ela você parou de me visitar”. O amor com a mãe é bem diferente do amor com a mulher. Ambas têm importância na vida afetiva dele. Saiba que seu espaço no coração dele será eterno e imutável.



SOGRA: Não abuse nas relações com os netos
Já dizia o ditado: “A mãe educa e a avó estraga”. Claro que isso é um exagero. Você é importante na vida dos seus netos. Mas procure não desautorizar a mãe. Nada de, por exemplo, dar doces quando é hora de almoço ou quando a mãe proíbe as crianças de comerem estas guloseimas, por achar uma bobagem a proibição.
Ou ainda dar aquele brinquedo negado pela mãe, pois afinal, “o netinho queria tanto!”. O diálogo com sua nora é fundamental. Converse, pergunte, questione, avalie e mostre sua experiência. E, acima de tudo, respeite as decisões dela.



SOGRA: Ficar falando da Super-Ex dele? Jamais!
Isso é típico: enaltecer a figura da ex dele dizendo que ela foi a melhor nora que você já teve. Era querida, linda, inteligente. Ou sem querer chamar a nova nora pelo nome da ex, um “ato falho” muito suspeito. Ou ainda convidar a ex para as reuniões familiares, afinal, ela conviveu tanto tempo entre vocês que já faz parte da família!
Ora bolas, isso é falta de etiqueta, certo? É claro que você pode preservar os antigos laços, mas lembre-se: sua ex nora agora pertence ao seu círculo de amizades e não ao dele. Evite gerar ciúmes e intrigas na relação dele com a nova escolhida.


Fonte: http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/fotos.aspx?cp-documentid=33530865

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!
Obrigada por comentar!
Aproveita para curtir e me seguir também!
Um beijo!!