Psicologia



Psicologia vem do grego Ψυχολογία, transl. psykhé, que significa "alma", "mente" e lógos, "palavra", "razão" ou "estudo". Psicologia seria definida etimologicamente, como o "estudo da alma" ou posteriormente o "estudo da mente".


O tridente, símbolo da Psicologia é a 23º letra do alfabeto grego, correspondente ao fonema "psi". No sistema numérico grego equivale a 700. Existem diversas conotações relacionadas a ele ao longo da história. Na mitologia grega surgiu com Poseidon, deus dos mares, que tinha como arma um tridente. Ao varar o coração de seu adversário com esta arma, ganhava o poder sobre sua alma. Mais profundamente, as águas representavam emoções e o mar os mistérios do inconsciente. Na mitologia Hindu, representava a destruição da ignorância humana, com o tridente trishula de Shiva e suas três pontas: tamas (a inércia), rajas (o movimento) e sattva (o equilíbrio). Em culturas antigas é visto como símbolo sagrado que denota divindade, fertilidade e virilidade. Em religiões africanas como Candomblé e Umbanda, o tridente é um dos símbolos de Exu, que é orixa do movimento. É uma representação tripolar da energia positiva, negativa e neutra que ele vibra.


Atualmente, há diversas teorias estruturais da mente de diferentes escolas de pensamento, que embora não tenham participado da escolha do símbolo, traduzem uma representação moderna para aNova Psicologia.
Ao compará-lo com a teoria de Jung, por exemplo, as três pontas do tridente podem ser relacionadas com o Inconsciente, Subconsciente e o Consciente, e sua haste o Inconsciente Coletivo. Ou, seguindo a teoria de Freud, podemos associar as três pontas ao Ego, Id e ao Superego. Também representa o tripé que sustenta a ciência do comportamento em suas três vertentes: A corrente comportamentalista, a corrente psicanalítica e a corrente humanista.


O tridente, sempre esteve ligado á canalização e direcionamento das forças que movimentam e transformam a consciência. Todos nós precisamos trabalhar estas três forças para alcançar um completo equilíbrio físico, mental e emocional.