terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SER PSICÓLOGO



PRECISO IR AO PSICÓLOGO, MAS GOSTARIA DE SABER O QUE ACONTECE NA PSICOTERAPIA. O PSICÓLOGO MEXE COM A CABEÇA DAS PESSOAS?


Não, o Psicólogo não mexe com a cabeça das pessoas. O Psicólogo pensa com as pessoas. É um Profissional de Saúde Mental que dispõe de métodos e técnicas científicas que possibilitam a avaliação psicológica e o acompanhamento psicoterapêutico. O processo psicoterapêutico não re
quer uma relação de poder, mas de reciprocidade, onde o Psicólogo e o cliente unem esforços para delinearem um plano que vise alcançar os objetivos ali buscados.



A mudança na pessoa não acontece porque o Psicólogo "mexe com a cabeça”, mas sim porque o processo terapêutico possibilita essa mudança.



No processo psicoterapêutico, o Psicólogo vai estabelecendo consigo associações acerca do que pensa, sente e vivencia, de forma a compreender a dinâmica do problema apresentado de várias formas pelo cliente (fala, expressão corporal, respiração, silêncio, expressão facial, etc...). Questiona-o muitas vezes. Clarifica-o nos momentos de dúvida e incerteza. Confronta-o quando é necessário. Reformula quando o seu pensamento parece estar preso e contaminado por ideias irrealistas, negativas ou redutoras. Tranquiliza-o nas horas de dor e de sofrimento. Estimula-o, caminhando consigo.



O Psicólogo amplifica o campo de visão do seu cliente, leva-o a escutar-se, mostra-lhe os vários caminhos, ajuda-o nas tomadas de decisão mas não decide por si. Acompanha-o e por vezes, vai mais à frente para preparar o terreno. Mas em certa altura do processo, recua e incentiva-o a enfrentar os desafios, a conquistar os seus objetivos, a concretizar os seus sonhos, mas acima de tudo está ao seu lado para ajudá-lo a ser mais feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!
Obrigada por comentar!
Aproveita para curtir e me seguir também!
Um beijo!!