quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Vitamina E


Vitamina E
A vitamina E é tem um papel importante para a manutenção de uma boa saúde e para o desempenho. Veja a seguir o porquê desta fama.
Benefícios da Vitamina E para a saúde:
A vitamina E é um dos antioxidantes mais aclamados, pois demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento. Normalmente encontrada em multivitamínicos e fórmulas antioxidantes, a forma natural (d-alfa-tocoferol) é notavelmente a melhor.
Por meio da destruição das membranas celulares, os radicais livres são responsáveis por uma grande variedade de problemas de saúde. A vitamina E ajuda a defender as membranas celulares do corpo contra o estresse oxidativo, para a manutenção de uma boa saúde e de um bom funcionamento do sistema imunológico.
Com a idade, o sistema imunológico se torna menos eficiente no combate a micróbios e vírus. Parte deste declínio deve-se a baixos níveis de vitamina E na corrente sanguínea. Alguns estudos demonstraram melhoras nas respostas imunes em pessoas mais velhas que tomavam suplementos de vitamina E. A vitamina E ajuda a diminuir os efeitos do envelhecimento por manter as células protegidas dos danos dos radicais livres.
A vitamina E também desempenha um papel na capacidade que o corpo tem de processar a glicose.
Nos últimos dez anos as funções da vitamina E nas células têm sido ainda mais esclarecidas. Além de suas funções antioxidantes, a vitamina E é agora conhecida por agir por meio de outros mecanismos, incluindo efeitos diretos na inflamação, regulação das células do sangue, crescimento do tecido de conectividade e controle genético da divisão celular.
Benefícios para o desempenho:
A vitamina E é um antioxidante muito conhecido e vital para todas as pessoas, especialmente para as que demandam mais do corpo, como praticantes de atividades físicas e esportistas. Durante e depois de exercícios intensos, ela favorece a função imune e a reduzir os danos oxidativos celulares causados pelos radicais livres.
Esta vitamina essencial é parcialmente responsável pela regeneração de todos os tecidos do corpo, incluindo sangue, pele, ossos, músculos e nervos. Isto claramente é necessário a todos, porém, ainda mais importante para pessoas muito ativas que treinam intensamente e levam o corpo a um esforço físico demasiado. A vitamina E pode ajudar de forma significativa às pessoas ativas a reduzirem os sintomas decorrentes do overtraining.
Outra pesquisa indicou que a vitamina E pode indiretamente ajudar no transporte de nutrientes como aminoácidos e açúcares do sangue para dentro das células musculares e a promover a síntese de proteína nos músculos.
Deficiências e necessidades:
É difícil aumentar o consumo de vitamina E por meio dos alimentos sem também acabar aumentando o consumo de gordura porque as melhores fontes são vegetais, sementes, óleo de noz e nozes.
Todas as pessoas que têm interesse em manter um bom funcionamento do sistema imunológico e a se defender da ação dos radicais livres devem considerar a vitamina E como uma opção de consumo a ser adicionada ao dia-a-dia. Praticantes de atividades físicas e esportistas estão frequentemente levando o corpo ao limite, portanto ficam mais propensos a resfriados e infecções devido à baixa imunológica.
A vitamina E é um nutriente essencial, porém a deficiência dela não é muito comum.
Melhor hora:
O ideal é consumir a vitamina E no mesmo horário todos os dias e junto com as refeições que contenham uma certa quantidade de gordura para melhorar a absorção e evitar irritações estomacais. Os efeitos antioxidantes da vitamina E parecem ser potencializados quando ela é ingerida junto a outros antioxidantes, como a vitamina C, por exemplo.
Fontes:
A vitamina E é encontrada em óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol, etc.) e o gérmen de trigo. As nozes, as sementes, grãos inteiros e os vegetais de folhas verdes também são fontes de vitamina E. Existem também suplementos que Fornecem vitamina E ao organismo.

Falta de Vitamina E


A  falta de vitamina E pode causar insônia, colesterol alto e até queda de cabelo. A vitamina E está presente em alimentos como os cereais e no óleo de sementes. Algumas doenças causadas pela falta de vitamina E e também os alimentos ricos nessa vitamina que se deve comer para evitá-las estão listados a seguir.
Doenças causadas pela falta de vitamina E
Algumas doenças que podem ser geradas pela falta de vitamina E no organismo são:
§  infertilidade;
§  dificuldade de engravidar;
§  aborto;
§  queda de cabelo;
§  pele e cabelos secos e sem vida;
§  síndrome do climatério;
§  cistos na mama;
§  cansaço excessivo;
§  desânimo;
§  taquicardia;
§  infarto do miocárdio;
§  arteriosclerose;
§  doença vascular periférica;
§  trombose;
§  embolia;
§  tendinite;
§  tromboflebite;
§  cãibras;
§  dificuldades na cicatrização;
§  agregação plaquetária;
§  má absorção nutricional.
Estes são alguns dos sintomas mais comuns, mas não é preciso ter todos os sintomas para identificar a deficiência de vitamina E no sangue. A falta de vitamina E pode ser tratada com o consumo de alimentos ricos em vitamina E ou com a toma de um suplemento alimentar à base de vitamina E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!
Obrigada por comentar!
Aproveita para curtir e me seguir também!
Um beijo!!