PEDAGOGIA TRADICIONAL
O filme faz importantes reflexões
sobre a educação, e enfatiza a importância e seriedade do papel do professor no
espaço em que atua. A educadora que protagoniza o filme inicia suas atividades
em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, lecionando as disciplinas de
inglês e literatura. Ao chegar à escola, cheia de planos e ideais para incrementar
as aulas ela se depara com uma dura realidade, violência, problemas familiares,
desmotivação, indisciplina e discriminação. Sua turma era formada por alunos de
várias etnias, vindas de uma realidade social violenta e traziam consigo o
estigma da exclusão, também sofrida dentro da escola. No primeiro contato com
os alunos a Senhora G, como passou a ser chamada na turma, utilizou o método
pedagógico tradicional, que era indicado pela direção, não atingindo os alunos
que, desmotivados, apresentavam sérios problemas de disciplina.
PEDAGOGIA RENOVADA
Erin não se satisfaz com o método
pedagógico tradicional e traz novas propostas de ensino para seus alunos, uma
das técnicas utilizadas é através da música, passando a conhecer cada um deles,
no primeiro momento os argumentos são estranhos, os questionamentos são
ofensivos. Intensamente chocada a professora pergunta se vale à pena participar
de gangues, e se serão lembrados pelas atitudes. Nesse instante a primeira
semente é lançada, cada um tem a oportunidade de falar de si próprio, de seus
medos, suas angústias, suas mágoas e demasiada violência em que estão inseridos.
Nestas cenas podemos identificar a
chamada Aprendizagem Escolar, explana sobre a avaliação diagnóstica, as
possibilidades que são dadas aos educadores de evidenciarem características que
os alunos já possuem e identificar potencialidades dos mesmos para utilizá-los
na estruturação do processo de ensino aprendizagem. Ao cultivar esta relação
com os estudantes, e compartilhando de forma ativa ao mundo deles, a professora
conquista a confiança, dessa forma, passa a etapa de superação das dificuldades,
através da metodologia da escrita em diários, adota um projeto de leitura e
escrita baseado no livro “O diário de Anne Frank”, todos os alunos leem o livro
e a partir deste registram em seus diários tudo o que sentirem vontade de
escrever a respeito da sua própria vida.
PEDAGOGIA TECNICISTA
Com relação ao método tecnicista, não
ficou bem claro no filme o desenvolvimento dessa pedagogia, porém, percebe-se
no decorrer do filme que este método é usado, não deforma destacada, mas de uma
maneira intrínseca e perceptível. No filme a Professora usa o método tecnicista
da educação escolar organizando o processo de habilidades e atitudes de
conhecimentos específicos, uteis e necessários para que o indivíduo se integre
no sistema social global. Seus conteúdos de ensino são as informações, princípios
científicos, etc. È matéria de ensino apenas o que é redutível ao conheciemntos
que pode ser observado, os conhecimentos decorrem da ciência objetiva. Por fim,
a introdução de seus alunos no sistema social, obteve um sucesso bastante agradável,
pois não só fez com que aqueles alunos tivessem algo especifica a serem especializados
como também fez com que eles desenvolvessem suas principais habilidades em
forma de artes, como a questão do teatro, da dança, da música e do escritor.
PEDAGOGIA LIBERTADORA
No filme em questão, ficou fácil identificar
essa pedagogia libertadora, pois fica claro que a Professora protagonista ao
tentar de forma fracassada repassar seus conhecimentos no método tradicional,
onde o professor é detentor do conhecimento e nada mais, ela recorre a este
outro método, na qual é construído e esquematizado de acordo comas vivencias
dos estudantes e sempre em forma de diálogo, através de grupos de discussões. E
tudo isso se da de forma bem claro no filme, pois à Professora G. utiliza dessa
pedagogia para poder melhor explorar a participação de seus alunos, e assim
promover uma integração de forma inclusiva em sua classe. Ela não é tida como
uma autoridade educacional, e sim uma facilitadora, tendo uma relação
horizontal com sua turma.
PEDAGOGIA LIBERTÁRIA
Essa pedagogia teve seu destaque
durante boa parte do filme. Quando a turma da Professora Erin teve um grande
progresso com a implantação da pedagogia nova, os conteúdos de ensino não eram
mais uma exigência nem uma obrigação. Pelo contrario, essa era a nova pedagogia
implantada (Pedagogia Libertária), onde os conteúdos são colocados à disposição
do estudante, mas não são exigidos. É apenas um instrumento a mais, porque o importante
é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo. E isso se deu
de forma harmoniosa naquela escola, pois foi feita uma base desde o inicio
desse método, para que os alunos daquela escola tivessem a consciência de tudo àquilo
que lhes seriam passados, acarretando então total sucesso nos conceitos
implantados pela Professora G.
FOTO DOS VERDADEIROS ESCRITORES DA LIBERDADE |
BIBLIOGRAFIA
:Filme:
Escritores da liberdade
(Original: Freedom Writers) País:
EUA/Alemanha -Gênero: drama. Classificação: 14 anos. Duração: 123 min. Ano:
2007. Direção:Richard LaGravenese. Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg,
Stacey Sher. Elenco:Hilary Swank ,Patrick Dempsey,Scott Glenn,Imelda Staunton,
April Lee Hernandez, Mario,Kristin Herrera,Jacklyn Ngan,Sergio Montalvo, Jason
Finn,Deance Wyatt,Vanetta Smith,Gabriel Chavarria,Hunter Parrish, Antonio
Garcia4
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